Categorias

id Software anuncia atualização de DOOM com suporte à API Vulkan

A id Software anunciou a disponibilidade de uma versão de DOOM com suporte à API Vulkan, a qual promete grandes melhorias no desempenho do jogo.

A Vulkan, em substituição ao OpenGL, em DOOM, possibilita um acesso mais próximo aos recursos de hardware do computador. Segundo Robert Duffy, da id Software, os jogadores ganharão mais quadros por segundo, e quem está jogando o título sabe que ele é bastante exigente.

doom

O suporte à Vulkan em DOOM é garantido nas seguintes versões do Windows: 7, 8.1 e 10, além do Linux. Robert Duffy ainda diz o seguinte, a respeito da atualização:

Nós também esperamos que algumas GPUs mais velhas serão agora capazes de rodar o game com boas taxas de quadros. Esperamos que a gama de GPUs suportadas seja ampliada com atualizações adicionais do jogo e dos drivers“.

Como se sabe, a Vulkan é derivada do Mantle, e a AMD também divulgou um gráfico comparativo a respeito do desempenho de DOOM rodando em uma Radeon RX 480 a 1080p e a 1440p (OpenGL versus Vulkan), o qual segue abaixo:

OpenGL - Vulkan

DOOM é o primeiro título AAA a fazer uso da Vulkan, e segundo a id Software, ele vem se mostrando bastante estável durante os testes, além de uma excelente performance.