Categorias

IDC afirma que vendas do Android subiram cerca de 73% em um ano

Android é o líder de vendas, com 79,3% de participação no mercado de smartphones
Android é o líder de vendas, com 79,3% de participação no mercado de smartphones

Os envios de smartphones Android cresceram cerca de 73,5% entre o segundo trimestre de 2012 e o segundo trimestre de 2013, de acordo com a IDC. Cerca de 187 milhões de dispositivos Android foram disponibilizados no mercado no segundo trimestre deste ano, representando 79,3% de todos os smartphones entregues no período. A segunda plataforma mais enviada foi o iOS, com cerca de 31 milhões de smartphones despachados, representando 13,2% do total.

O sistema móvel da Apple ainda possui vantagem significativa sobre o concorrente mais próximo, o Windows Phone, que teve cerca de 8 milhões de unidades encomendadas, representando 3,7% do total. Mesmo sendo apenas o terceiro sistema móvel mais vendido, o Windows Phone subiu 77,6% na preferência dos usuários, em relação ao ano passado.

O BlackBerry teve o pior desempenho entre os “grandes jogadores”, caindo de 4,9% para 2,9% do total de smartphones vendidos.

Segundo a IDC, o grande crescimento do Android se deve não apenas a aparelhos como o Samsung Galaxy S4, mas também a dispositivos de fabricantes como LG, Huawei, ZTE e Lenovo, que registraram um bom volume de vendas, no período.

O Windows Phone deve todo seu crescimento à Nokia, uma vez que 81,6% dos aparelhos vendidos com o sistema móvel da Microsoft são da companhia finlandesa.

Em termos de histórico registrado pela IDC, o BlackBerry se mantém em queda, mas ainda não pode ser “descartado” das pesquisas por conta do progresso do BlackBerry 10. Mas ainda assim, é bastante claro que as coisas não andam bem para a fabricante canadense.

Números da IDC sobre o total de vendas globais de sistemas móveis
Números da IDC sobre o total de vendas globais de sistemas móveis