Categorias

Implante cerebral permite que mulher totalmente paralisada se comunique pelo computador

Cientistas do Centro Médico Universitário de Utrecht, na Holanda, conseguiram o impensável: um implante cerebral que permite que uma mulher paralisada de corpo inteiro consiga se comunicar por um PC.

A paciente de 58 anos, vítima de ALS (Esclerose Lateral Amiotrófica), tem seus pensamentos interpretados pelo sistema, que permite selecionar letras que formam palavras que são lidas pelo sintetizador de voz.

Segundo Nick Ramsey, professor de ciência cognitiva e um dos responsáveis pelo projeto, “esse é um grande ponto de ruptura no processo de se alcançar a comunicação autônoma entre pacientes severamente paralisados cuja paralisia seja causada por ALS, uma hemorragia cerebral ou trauma. De efeito, essa paciente teve um tipo de controle remoto colocado em sua cabeça, que a habilita a operar o computador de fala sem o uso de seus músculos”. Confira o vídeo:

A conversão entre o cérebro e a fala ainda não é direta. A paciente com o implante precisa pensar em mover os dedos, como se realizasse uma digitação. A atividade cerebral é então captada por eletrodos inseridos dentro do crânio que transformam esses pensamentos em sinais que são transmitidos por conexão wireless através de um transmissor localizado abaixo da clavícula. A ligação entre os sensores e o transmissor se faz por fios embutidos embaixo da pele.