Categorias

Impressora 3D gigante consegue levantar uma construção

O MIT apresentou uma tecnologia que pode inovar a indústria da construção civil em breve: uma impressora 3D capaz de levantar uma estrutura.

A Digital Construction Platform é uma mistura de robô móvel com impressora 3D e o instituto de tecnologia tem planos de utilizá-la tanto por aqui quanto na exploração espacial.

O projeto está em desenvolvimento desde 2011 e se destaca dos modelos tradicionais pelo amplo alcance de seu braço de impressão, o que facilita a criação de construções largas e altas, apropriadas para a construção civil. Seus criadores afirmam que o robô é capaz de erguer, em apenas 14 horas, um domo sólido de concreto e espuma que poderia sustentar uma casa, com espaço apropriado para passar tubulação de água e rede elétrica. Confira a demonstração:

O projeto ainda está em sua fase embrionária e os pesquisadores do MIT almejam criar um sistema plenamente autônomo, capaz de operar sozinho coletando recursos e captando sua própria energia para erguer as construções que foi programado a fazer. Qualquer semelhança com filmes de ficção-científica ou jogos de estratégia (StarCraft real?) é mera coincidência: a meta aqui é construir estruturas em condições inóspitas, como a tundra ártica ou a superfície de Marte.

Segundo Steven Keating, PhD em Engenharia Mecânica e autor do artigo que documenta a Digital Construction Platform, “nossa futura visão para esse projeto é ter sistemas robóticos auto suficientes. Assim como as árvores recolhem sua própria energia, nossa plataforma está sendo desenvolvida na direção da meta de design de ser capar de captar sua própria energia. Nós vimos isso através de energia fotovoltaica. E será capaz de extrair e utilizar materiais locais”.

E o engenheiro profetiza: “minha previsão é que você verá isso acontecer nos próximos anos. Você vai começar a ver estruturas reais feitas dessas coisas. Será distribuído para todo lugar e nós não seremos capazes de fazer sua casa com isso nos próximos cinco anos, mas haverá estruturas sendo construídas”.