Categorias

Incêndio em DataCenter deixa milhares de sites fora do ar

9.000 servidores foram desligados preventivamente
A maior empresa de hospedagem do mundo, The Planet, foi surpreendida na tarde de ontem (31/05), com um incêndio em um de seus prédios, conhecido como H1, situado em Houston no Texas (USA).

O problema afetou inclusive o servidor do Código Fonte que está situado no Datacenter onde ocorreu o curto circuito.

A equipe do Código Fonte foi atrás de informações e conversou com a área de atendimento da empresa. De acordo com informações obtidas, ocorreu um curto circuito em um dos transformadores, o que causou uma explosão que chegou a derrubar 3 paredes no interior do prédio.

– “Apesar do problema nenhum servidor foi afetado durante o incêndio”, afirma Craig, um dos atendentes da área de suporte da companhia.

Após a chegada dos Bombeiros no local a luz no prédio foi cortada, nenhum dos geradores de energia utilizados para emergências pôde ser utilizado em virtude do incêndio.

O problema afetou 9.000 servidores, o que representa cerca de 7.500 clientes. Alguns servidores, provavelmente os de grandes clientes, estão a caminho de outro prédio da companhia, em outra cidade, para que sejam religados. Estima-se que possa chegar a milhões de sites afetados ou fora do ar, em virtude do incidente.

– “Temos uma equipe no local trabalhando sem parar até solucionarmos todos os problemas”, afirma Craig.

A empresa mantém um post (inglês) sobre o assunto, em seu fórum de discussão, e atualiza as informações a cada 15 minutos.

A The Planet estima de que até a noite de 01/06 os servidores sejam reestabelecidos e os serviços restaurados.

O que na verdade só ocorreu no dia hoje (02/06) por volta das 16:40 horas (horário de Brasília).

ATUALIZAÇÃO 03/06:
Algumas horas após os servidores serem religados o gerador de energia do prédio falhou e os servidores foram novamente desligados.

Foi necessário a instalação de um novo gerador, o que levou praticamente o dia inteiro para ser feito. A equipe da companhia trabalhou durante todo o dia e o serviço foi reestabelecido somente à noite.

.