Categorias

Iniciativa iamtheCODE promove seu primeiro Hackaton no Brasil

Com o apoio da Microsoft, a organização iamtheCode realizará neste final de semana (21 e 22), na cidade de São Paulo, a primeira edição de seu Hackathon no Brasil.

O projeto reúne meninas para discutir objetivos sustentáveis da ONU e aprender sobre programação: participarão do evento cerca de 60 jovens, com idade entre 9 e 16 anos, provenientes de ONGs apoiadas pela Microsoft no Brasil.

Antes dos desafios, as meninas contam com aulas sobre programação e palestras. Em seguida, o Hackathon iamtheCODE trará quatro circuitos e desafios, de acordo com os seguintes objetivos da ONU: fome zero e agricultura sustentável, educação de qualidade, igualdade de gênero, consumo e produção responsáveis e parcerias e meios de implementação. As melhores ideias das meninas serão desenvolvidas e apoiadas por programas locais de incubadoras com orientação e co-criação de soluções.

O Hackathon funciona como ponto inicial para recrutar jovens meninas para os clubes digitais da iamtheCODE. No Brasil, ele deve ser fundado na Bahia, após a entrega de 10 kits, com computadores e outras ferramentas.

A iamtheCODE já capacitou mais de 7 mil meninas, em 50 países. Ao engajar mulheres e jovens em projetos para resolver os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU por meio de tecnologia e inovação, a iamtheCODE busca fazer com que mais meninas se interessem por tecnologia e possam participar da revolução dos dados que está em andamento.

Paula Bellizia, CEO da Microsoft Brasil, será uma das embaixadoras do projeto com Cynthia Zanoni e Lisiane Lemos, executivas da empresa. Elas vão integrar um time formado por Michele Obama, ex-primeira dama dos EUA, Ameenah Gurib, presidente das Ilhas Maurício e Sylvia Coutinho, presidente da instituição financeira UBS no Brasil. De acordo com a Microsoft, o Hackathon está alinhado à missão da empresa de empoderar cada pessoa e cada organização a atingir mais por meio de tecnologia.