Categorias

Instagram está alertando usuários quando acontece uma captura de tela

Rumores se espalharam nas redes sociais de que o Instagram estaria alertando usuários quando uma tela é captura no aplicativo, mas a resposta é mais simples do que parece.

Sim, usuários estão sendo notificados, mas o recurso está ativado apenas quando uma mensagem temporária enviada para alguém através de um Instagram Direct é capturada por quem recebe.

A funcionalidade, na verdade, é bastante similar àquela adotada pelo Snapchat, utilizada para preservar a privacidade de seus usuários. Mensagens produzidas para desaparecer depois de um determinado período de tempo, devem obrigatoriamente desaparecer e não serem preservadas em capturas de tela. Embora nem o Snapchat nem o Instagram tenham o poder de bloquear a captura de uma tela, eles podem, pelo menos, alertar o usuário afetado de que sua postagem efêmera não é mais efêmera e quem foi que fez a captura.

Mas confusão e pânico se espalharam entre os usuários da plataforma com a suposta notícia de que o alerta seria generalizado para qualquer tipo de postagem capturada. Infelizmente, até mesmo alguns veículos de imprensa publicaram a informação, antes de um desmentido, quando houve um desmentido. Para todos os fins, conteúdo público disponível no Instagram pode ser capturado sem que ninguém saiba, como sempre foi.