Categorias

Inteligência Artificial consegue solucionar CAPTCHAs

Na teoria, os Completely Automated Public Turing tests to tell Computers and Humans Apart (CAPTCHAs) deveriam separar usuários humanos legítimos de sistemas automatizados, mas pesquisadores desenvolveram um algoritmo capaz de burlar os testes.

Um artigo publicado na revista Science revela a existência de uma Inteligência Artificial que obteve uma taxa de acerto de até 66.6% em diferentes tipos de desafios de reconhecimento de texto, a partir de uma amostragem relativamente pequena.

Para fins de comparação, um humano médio apresenta uma taxa de acerto de 87% em testes CAPTCHA. Entre os desenvolvedores responsáveis pela criação desse tipo de desafio, uma taxa de acerto automático de 1% já anula completamente a validade do teste para a finalidade proposta. Em outras palavras, a menos que sejam elaborados CAPTCHAs melhores, diversos sistemas poderão perder sua proteção contra ataques de força bruta por bots em um futuro próximo.

Não é a primeira vez que o mecanismo de um CAPTCHA é quebrado, mas os pesquisadores da empresa de Inteligência Artificial Vicarius (patrocinados por nomes como Jeff Bezos e Mark Zuckerberg) conseguiram um feito inédito: um algoritmo genérico projetado para solucionar diferentes tipos de desafios de texto e não somente um em específico.

Batizado de Recursive Cortical Network (RCN), de acordo com seus criadores, seu sistema é capaz de generalizar formas de texto, da mesma forma que o cérebro humano, sem a necessidade de ser alimentado com um imenso banco de exemplos.

Para se ter uma ideia do poder desse algoritmo, o reCAPTCHA do Google foi derrubado em 66.6% dos casos partindo de somente cinco exemplos para cada caractere. Já para o sistema utilizado pelo PayPal, o RCN obteve “apenas” 57.1% de precisão.