Categorias

Inteligência Artificial da Sony cria música pop

Será que a profissão de músico é mais uma a ser comprometida pela chegada dos algoritmos inteligentes? Se depender dessa pesquisa da Sony, a resposta é “sim”.

Uma Inteligência Artificial usando o software Flow Machines desenvolvido em laboratório conseguiu criar a música pop “Daddy’s Car”, programada para ser similar a canções dos Beatles.

Além da obra do quarteto de Liverpool, os algoritmos foram alimentados com 13 mil partituras básicas de diferentes gêneros de artistas do mundo inteiro. O resultado final foi uma melodia que recebeu arranjos e letras do músico humano Benoît Carré. O resultado pode não subir ao topo das paradas desta vez, mas é um avanço significativo em relação às primeiras tentativas no ramo, realizadas pelo Google há apenas alguns meses atrás. Confira a música:

Com um simples ajusta no processamento dos dados, é possível simular outros estilos musicais. Além da faixa pop inspirada nos Beatles, o mesmo sistema foi capaz de criar “The Ballad of Mr Shadow“, uma faixa que tenta reproduzir o trabalho dos compositores Irving Berlin e Duke Ellington. A Sony se revelou empolgada com o projeto e anunciou que deve produzir e lançar um álbum inteiro composto através do Flow Machines já no ano que vem.