Depois de ter derrotado o campeão sul-coreano de Go diversas vezes, a Inteligência Artificial do Google se prepara para seu próximo desafio: Magic the Gathering e Hearthstone.
Um artigo publicado pela University of Oxford e pela equipe responsável pelo DeepMind revela que seus criadores já estão estudando formas de fazer o sistema entender as regras destes dois jogos de cartas colecionáveis.
A primeira etapa dessa pesquisa envolve compreender a semântica inserida nas cartas e traduzir seu texto para uma linguagem que a máquina possa compreender sozinha. Em jogos de cartas colecionáveis existem regras globais que valem para todos os jogadores, mas cada carta especial tem a capacidade de alterar essas regras de uma forma específica. Compreender como o texto altera os parâmetros é o desafio inicial para o DeepMind.
Com centenas de variações de cartas, no caso de Hearthstone, ou mesmo milhares, no caso de Magic the Gathering, seria extremamente complexo traduzir cada interação ou alteração das regras. A tarefa não é impossível, uma vez que o primeiro jogo é uma versão eletrônica já programada de um card game e o segundo já teve diversas versões eletrônicas, ambos com Inteligências Artificiais rudimentares que podem funcionar como oponentes.
O objetivo dos cientistas por trás do DeepMind é programar somente o núcleo de cada jogo e permitir que o sistema neural identifique sozinho como eles funcionam, sem que seja necessário inserir os dados de cada carta manualmente. Por enquanto, não se pretende transformar o DeepMind em um especialista nas estratégias de vitória dos jogos. Mas os pesquisadores não descartam essa possibilidade para o futuro.