Categorias

Inteligência Artificial do Google começa a estudar Magic the Gathering e Hearthstone

Depois de ter derrotado o campeão sul-coreano de Go diversas vezes, a Inteligência Artificial do Google se prepara para seu próximo desafio: Magic the Gathering e Hearthstone.

Um artigo publicado pela University of Oxford e pela equipe responsável pelo DeepMind revela que seus criadores já estão estudando formas de fazer o sistema entender as regras destes dois jogos de cartas colecionáveis.

A primeira etapa dessa pesquisa envolve compreender a semântica inserida nas cartas e traduzir seu texto para uma linguagem que a máquina possa compreender sozinha. Em jogos de cartas colecionáveis existem regras globais que valem para todos os jogadores, mas cada carta especial tem a capacidade de alterar essas regras de uma forma específica. Compreender como o texto altera os parâmetros é o desafio inicial para o DeepMind.

Serra-Angel-Deep-Mind
Análise sistemática da carta Serra Angel, de Magic the Gathering.

Com centenas de variações de cartas, no caso de Hearthstone, ou mesmo milhares, no caso de Magic the Gathering, seria extremamente complexo traduzir cada interação ou alteração das regras. A tarefa não é impossível, uma vez que o primeiro jogo é uma versão eletrônica já programada de um card game e o segundo já teve diversas versões eletrônicas, ambos com Inteligências Artificiais rudimentares que podem funcionar como oponentes.

O objetivo dos cientistas por trás do DeepMind é programar somente o núcleo de cada jogo e permitir que o sistema neural identifique sozinho como eles funcionam, sem que seja necessário inserir os dados de cada carta manualmente. Por enquanto, não se pretende transformar o DeepMind em um especialista nas estratégias de vitória dos jogos. Mas os pesquisadores não descartam essa possibilidade para o futuro.