Depois de ter dado uma surra no melhor campeão de Go da Coreia do Sul e ter enfrentado profissionais anonimamente pela internet, a Inteligência Artificial do Google está pronta para uma nova rodada.
Batizada de AlphaGo, a Inteligência Artificial faz parte do projeto DeepMind do Google, e está agendada para enfrentar cinco profissionais de Go ao mesmo tempo e uma disputa de melhor de três com o campeão do mundo.
Os embates deverão acontecer em uma maratona de cinco dias a partir de 12 de Maio, durante o simpósio de Inteligência Artificial Future of Go Summit, a ser realizado na China. A iniciativa foi organizada pela Alphabet, em parceria com a Associação Chinesa de Jogadores de Go e o governo chinês. AlphaGo irá encarar pela frente o maior desafio da sua carreira, tendo que confrontar cinco jogadores de alto nível ao mesmo tempo e uma série de três partidas contra o campeão mundial do jogo de tabuleiro, o chinês Ke Jie, de apenas 19 anos.
Ke foi um dos jogadores derrotados por AlphaGo em Janeiro deste ano, quando a Inteligência Artificial atuava anonimamente na internet, sob a alcunha de “Master”. O algoritmo desenvolvido pelo Google DeepMind obteve 60 vitórias consecutivas contra os melhores do mundo que não sabiam que estavam enfrentando uma máquina. Na ocasião, depois de revelado o mistério, Ke chegou a afirmar que os campeões humanos precisariam decifrar os padrões do algoritmo se quisessem vencer no futuro.
O melhor do mundo terá uma chance de revanche agora. Mas, o objetivo de todos esses desafios, é claro, não é mostrar quem é o melhor jogador de Go do mundo, se o Homem ou a Máquina, mas “explorar como as tecnologias por trás do AlphaGo, aprendizado de máquina e Inteligência Artificial, estão trazendo soluções para alguns dos maiores desafios do mundo”, conforme explica Demis Hassabis, CEO e um dos fundadores da iniciativa DeepMind.