Categorias

Inteligência Artificial aprendeu a criar níveis de Mario vendo vídeos do YouTube

Pesquisadores do Institute of Technology da Georgia desenvolveram um sistema inteligente que aprende como criar níveis para Super Mario Brothers vendo vídeos no YouTube.

A Inteligência Artificial se concentra em detalhes do terreno e ignora os movimentos do jogador, interpretando dados como posição dos elementos, dos inimigos e dos obstáculos para entender como fazer algo similar.

Segundo o estudo, o sistema conseguiu aprender, por exemplo, que canos tendem a sair do chão em jogos do Mario e assim os posiciona da forma correta ao construir seus próprios níveis. O programa infere as regras de design de níveis, sem que estas precisem ser programadas. A Inteligência Artificial também identificou o que seria o limite certo de distância e não cria pulos impossíveis de serem feitos.

De acordo com o líder do projeto, o Ph.D. em Ciência da Computação Matthew Guzdial, o sistema tem a “habilidade de produzir níveis e seções que são tanto jogáveis quanto próximos dos originais sem que fosse necessário programar manualmente qualquer critério de desenvolvimento”.

Sistemas capazes de gerar níveis randômicos são comuns na criação de jogos, mas o projeto dos pesquisadores da Georgia é capaz de aprender apenas analisando vídeos. Teoricamente, ele poderia criar níveis para qualquer jogo, sem precisar de instruções adicionais. Usando esse modelo de aprendizado, o programa já conseguiu criar 334 níveis de Super Mario Brothers que podem ser importados e jogados normalmente.