Categorias

Inteligências Artificiais estão assistindo seriados de TV no MIT

Quem não gostaria de passar a tarde inteira assistindo The Office? Se você é uma Inteligência Artificial em treinamento no MIT (Massachusetts Institute of Technology), essa é a sua vida.

Os pesquisadores do Laboratório de Ciência de Computação e Inteligência Artificial estão tentando fazer com que computadores sejam capazes de prever o comportamento e as reações humanas, usando séries de TV.

Os algoritmos estão sendo submetidos a centenas de horas de filmagens de The Office, Scrubs e Desperate Housewives para entender os meandros dos relacionamentos entre indivíduos e tentar prever o que irá acontecer a seguir. Cada clipe exibido para as Inteligências Artificiais culmina em um aperto de mão, um abraço, um beijo ou um cumprimento e a programação precisa decifrar qual desses eventos tem a maior probabilidade de acontecer. Confira o vídeo:

Não é uma tarefa das mais fáceis, como qualquer um que já se surpreendeu com algumas cenas de seriados de televisão pode confirmar. Na verdade, a equipe de cobaias humanas utilizadas para calibrar os algoritmos acertou a previsão de apenas 71% das interações entre os personagens. Mas o computador não chegou a fazer feio e acertou em cheio em 43% dos casos.

Os pesquisadores acreditam que podem melhorar essa performance com mais treinamento, ou seja, as Inteligências Artificiais ainda tem muitas e muitas horas de séries pela frente. Apesar de parecer uma desculpa para ficar curtindo os programas, a pesquisa tem uma finalidade muito importante: dar os primeiros passos para algoritmos capazes de detectar mudanças de comportamento humano e prever perigos, situações de risco ou mesmo crimes antes que aconteçam.