Categorias

iOS 8, iCloud e nova linguagem de programação – Veja tudo que a Apple anunciou na WWDC 2014

iOs 8, novo OS X, sistema de armazenamento na nuvem… A Apple já começou a semana com diversas novidades. Para você não ficar de fora, fizemos um resumo prático de todos os anúncios feitos durante a WorldWide Developers Conference deste ano. Vem ver:

OS X Yosemite

A Apple anunciou a sua mais recente versão do OS X, o Yosemite (OS X 10.10), que apresenta um design plano e mais simmples, revelado pela primeira vez com o iOS 7 no ano passado. Entre as novidades do sistema estão um modo escuro que muda a barra de menu para uma tonalidade preta translúcida e novos ícones. A pesquisa via Spotlight agora também integra os resultados de uma variedade de recursos, como a loja do iTunes e Mapas.

os-x-yosemite-mac-730x456

O Yosemite também possui uma atualização para seus aplicativos Mail e Safari. Os usuários podem agora enviar arquivos de até 5 GB por meio do recurso Mail Drop, ou marcar as imagens diretamente no aplicativo antes de enviá -los. Já o Safari dispõe de uma reformulação para a sua barra de endereços, favoritos e abas de inscrição.

Você pode ainda transferir documentos entre o iPhone e Mac, ou receber chamadas através do Mac e até mesmo atendê-la ou discar diretamente do computador.

iCloud

Com o OS X Yosemite vem o iCloud Drive, um sistema de armazenamento baseado em nuvem que funciona a partir do Finder. Os documentos também sincronizam entre outros computadores Mac e dispositivos iOS. Usuários do Windows podem acessar os arquivos também!

iOS 8

Como o sistema para Macs, o iOS 8 traz atualizações para seu aplicativo Mail, que apresenta recurso de gestos parecido com o Mailbox: Se você escorregar o dedo para o canto esquerdo, poderá apagar frases e mensagens, e se fizer isso para a direita, o email é marcado como não lido. As sugestões do Spotlight apresentam também integração com os resultados da Wikipedia, App Store e iTunes, para citar alguns.

ios8-apple-wwdc-2014-45_verge_super_wide

O aplicativo Photos também ganhou ferramentas de edição mais avançadas, tais como ajustes de nível e alisamento, e as imagens editadas estão disponíveis em todos os seus dispositivos via iCloud. Este recurso será lançado para Macs no início do próximo ano.

ios2

Por fim, além de novas linguagens, o Siri agora suporta o Shazam, permitindo que usuários comprem músicas reconhecidas pelo assistente no serviço através do iTunes.

O iOS 8 beta está disponível para desenvolvedores hoje, com um lançamento público chegando no final do ano.

QuickType

A Apple também apresentou o QuickType, uma tecnologia de digitação preditiva que aprende a partir de dispositivos locais palavras muitas vezes digitadas pelo usuário ou de contextos de mensagens anteriores para sugerir palavras que você está prestes a escrever.

HomeKit

Outra tendência da Apple é fazer a sua casa inteligente com o HomeKit, um SDK que junta aplicativos para o lar em um só lugar dentro do seu iPhone. Assim, usuários podem usar comandos de áudio como “Prepare-se para ir dormir” para se certificar que todas as portas conectadas aos apps estão trancadas e as luzes estão apagadas.

Para desenvolvedores

Claro, não é uma conferência de desenvolvedores sem algo para desenvolvedores!

TestFlight

Entre as diversas novidades, a Apple anunciou que o TestFlight estará disponível no final do ano em sua plataforma de desenvolvedores, finalmente permitindo que criadores de apps beta-testem seus produtos.

CloudKit

A Apple revelou ainda um novo framework de desenvolvedores chamado CloudKit, que permite a criação de aplicativos baseados em nuvem.

Swift

Por fim, a gigante anunciou a sua própria linguagem de programação chamada Swift, que irá substituir a Objective C. A Apple alega que a novidade é mais rápida que a Objective C, embora a Swift ainda possa trabalhar ao lado da linguagem, funcionando ainda com a Cocoa e Cocoa Touch.

apple-swift