Categorias

Iraniano é acusado de vazamento da HBO

“O Inverno chegou para Bezhad Mesri”: foi com essas palavras que o promotor de Justiça de Nova York Joon Kim anunciou que o tribunal condenou o hacker iraniano pelo vazamento de dados e chantagem executados contra a HBO em Julho.

O FBI identificou o invasor após uma extensa investigação e descobriu que Mesri tem ampla experiência em hacking e teria trabalhado para os serviços de Inteligência de seu país sabotando ou furtando informações do programa nuclear israelense.

Também conhecido como Skote Vahshat e integrante do coletivo turco Black Hat Security, responsável por invasão de centenas de sites, o cibercriminoso teria agido de forma autônoma no ataque. Ele invadiu os sistemas da HBO, roubou roteiros de séries e episódios inteiros e teria exigido o equivalente a 6 milhões de dólares em moedas digitais para não soltar o conteúdo na internet. A HBO não cedeu à chantagem, parte do material foi vazado, mas não houve impacto na audiência dos programas da emissora.

Atualmente, o paradeiro de Mesri é ignorado pelas autoridades. Apesar disso, segundo o promotor Kim encarregado do caso, “ele estará sempre olhando sobre seu ombro. E se não estiver, ele deveria”. O hacker iraniano passa a figurar agora na lista dos mais procurados pelo FBI. Para o promotor, “cibercriminosos devem saber que não estão seguros por trás do anonimato de uma tela de computador, mesmo que estejam a um mundo de distância”.