Categorias

Japão cria vírus de computador para neutralizar hackers

Japão se prepara para a guerra do futuro
O Ministério da Defesa do Japão apresentou o resultado de três anos de pesquisa e 2,3 milhões de dólares de investimento: um vírus de computador capaz de responder a ataques de hackers. Porém, seu uso está limitado pela legislação japonesa e pode nunca ser utilizado.

Desenvolvido pela Fujitsu, o vírus é capaz de rastrear a origem de ataques eletrônicos, desabilitar o programa responsável e coletar dados sobre seu usuário. A ciberarma já foi testada com sucesso dentro de uma rede fechada e é considerada extremamente eficiente para retaliar ataque DoS (Denial of Service).

Entretanto, a lei vigente no Japão não permite retaliações “ofensivas” contra ciberataques. Seria necessária uma mudança na legislação para permitir o uso da nova arma do Ministério da Defesa. A própria produção do vírus é considerada ilegal de acordo com o Código Criminal do país.

Segundo um oficial do Ministério, “O Japão se tornará a única nação sem um contramedida efetiva contra ataques cibernéticos a menos que a questão legal seja solucionada logo”.

.