Categorias

Java é linguagem de programação mais popular, segundo estudo

Java é a mais popular segundo Tiobe
De acordo com pesquisa da Tiobe, o Java mantém boa margem sobre a segunda colocada, a C. Cobol caiu 3 posições nos último ano.

Java continua tendo a preferência dos desenvolvedores, segundo a pesquisa Tiobe Programming Community, que indica a popularidade das linguagens de programação. Apesar de ter apresentado ligeira queda nos últimos doze meses, o Java mantém boa liderança sobre a segunda colocada C. A pesquisa está disponível na íntegra, em inglês.

O (Visual)Basic está em terceiro lugar, seguido da C++, PHP e Python. Todas estas linguagens permaneceram na mesma posição em que estavam há um ano.

As maiores subidas de ranking foram dadas pela Pascal, que saltou da posição 24 para a 16, e da PowerShell, que não constava na lista em agosto de 2007 e agora ocupa a 15ª posição. Destaque negativo para a linguagem COBOL, que despencou três posições para a 19ª colocação.

O ranking feito pela Tiobe, empresa especializada em análise de qualidade de software, é baseado em pesquisas feitas nos principais buscadores de internet. A lista é atualizada mensalmente.

Com informações de IDG Now!.