Categorias

Jogo completo de xadrez recriado com apenas 487 bytes

Se você juntar todo o texto desta notícia, ultrapassa e muito a marca de 487 bytes. Mas foi com este tamanho que um grupo de programadores conseguiu criar o menor jogo de xadrez eletrônico de todos os tempos.

BootChess é a menor implementação do jogo milenar em qualquer plataforma, quebrando um recorde que já durava mais de 30 anos. A marca anterior pertencia ao 1K ZX Chess, criado em 1983 e que ocupava 672 bytes mas ainda assim incluía a maioria das regras do xadrez assim como um oponente virtual contra quem era possível jogar uma partida desafiadora.

A nova versão ocupa apenas 487 bytes e foi desenvolvida pelo grupo Red Sector Inc, da cena demo. O grupo já tem 30 anos de experiência em reduzir programas e criar aplicativos com o mínimo espaço possível, espremendo o código-fonte e praticando a antiga arte de “escovar byte“. Confira o resultado abaixo:

BootChess é compatível com Windows / Linux / OS X / DOS / BSD / DOSBox. O código inteiro, em Assembly, está disponível online com comentários. Se achar alguma forma de reduzir o tamanho do programa, fique à vontade para tentar. Demorou três décadas desde a última tentativa…