Uma falha de segurança no plugin Uplay permite que um simples código de quatro linhas, adicionado em qualquer site, acesse e até instale programas no computador da vítima. O plugin para Firefox, Opera ou Chrome é instalado sem intervenção do usuário durante a instalação de certos jogos da Ubisoft.
Ainda não foi identificado nenhum uso hostil do código que explora a falha, mas com a divulgação da vulnerabilidade, é apenas uma questão de tempo. Com apenas quatro linhas é possível, ao visitar um site, abrir uma janela do Uplay e executar ou instalar qualquer programa na máquina do usuário.
Para desabilitar o plugin, siga as instruções:
Firefox:
Ferramentas Complementos Plugins Desativar os plugins Uplay e Uplay PC Hub
Chrome:
Acesse about:plugins e desative
Opera:
Settings Preferences Advanced Downloads Procure por Uplay, delete
O componente Uplay de jogos mais recentes da Ubisoft funciona como uma medida de proteção contra a pirataria, forçando a conexão permanente com os servidores da empresa para os jogos funcionarem. O plugin para os navegadores não tem função definida e sua instalação não é facilmente percebida pelos usuários.
ATUALIZAÇÃO: A Ubisoft se manifestou sobre o problema e declarou que ele já foi corrigido. Uma auto-atualização do componente Uplay fecha a brecha de segurança nos navegadores, sem necessidade de remoção do plugin.
.