Categorias

Jornais brasileiros estão fora do Google News

Jornais brasileiros boicotam Google News em massa
Todos os 154 membros da ANJ (Associação Brasileira de Jornais) estão fora do Google News. A polêmica decisão de se remover do serviço foi tomada em conjunto e representa 90% da produção de notícias em território brasileiro.

Segundo alegações da entidade, a publicação de resumos ou mesmo apenas manchetes com link direto das notícias no serviço do Google estaria prejudicando o tráfego de internet para seus associados. De acordo com comunicado oficial, “eles se comportam como home pages que usam seu trabalho”. Para a ANJ, o Google News “reduz as chances dos visitantes procurarem pela história inteira em seus sites”.

Durante encontro com a ANJ, Marcel Leonardi, Diretor de Políticas Públicas do Google, defendeu o serviço apontando que ele gera “um bilhão de cliques a sites de notícias em todo o mundo”. E ironizou que a atitude da associação seria o equivalente a um restaurante cobrar de um taxista porque levou clientes para sua porta.

Entre os jornais que não aparecerão mais nos resultados do Google News estão O Globo, Folha de São Paulo, Valor Econômico e Estado de São Paulo. Estes veículos continuarão inclusos nos outros serviços de busca do Google, mas, para ter acesso às notícias, os visitantes terão que navegar a partir de suas páginas principais.