Categorias

Julgamento de Kim Dotcom está sendo transmitido ao vivo

Kim Dotcom aprontou mais uma: conseguiu autorização para que seu próprio julgamento de extradição para os Estados Unidos fosse transmitido ao vivo pelo YouTube.

Ganhando ou perdendo, permanecendo na Nova Zelândia ou sendo extraditado para os Estados Unidos onde enfrentará um julgamento muito pior, o fundador do Megaupload conseguiu o que queria.

Essa é a primeira vez na História da plataforma de vídeo e tem como objetivo não apenas chamar a atenção para o caso, mas também para salvaguardar a honestidade do julgamento, segundo o próprio Kim. Todas as transmissões diárias arquivadas podem ser acessadas em um canal do YouTube e o que está acontecendo agora do outro lado do mundo pode ser assistido em tempo quase real na exibição abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=b0SuJonHLT4

Por determinação da Justiça neozelandesa, a transmissão tem um atraso de vinte minutos, para que o material possa ser avaliado e removido qualquer conteúdo protegido por segredo jurídico. Ainda assim, seus advogados de defesa argumentam que a transmissão pelo YouTube é essencial e motivada por se tratar de um julgamento “de questões sem precedentes de interesse público e internacional”.

A transmissão iniciou-se formalmente ontem, mas apresentou problemas de áudio e vídeo. Desde então, foram instaladas câmeras HD de maior qualidade e Kim Dotcom está incentivando seus seguidores nas redes sociais a acompanharem o caso. Por enquanto, dado caráter extremamente técnico e burocrático do julgamento, a audiência tem oscilado na marca de 200 espectadores simultâneos.

Se extraditado para os Estados Unidos, Kim Dotcom precisará responder por acusações de violação de direito autoral, conspiração para cometer extorsão, conspiração para lavagem de dinheiro e fraude fiscal. O empreendedor e seus associados teriam levantado cerca de 175 milhões de dólares através do Megaupload e boa parte desse faturamento teria sido conquistado através da distribuição ilegal de arquivos protegidos por direito autoral.