Categorias

Julian Assange afirma que teve contato indireto com Edward Snowden

Snowden foi contatado indiretamente por Assange

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, afirmou que teve contato indireto com o responsável pelo vazamento de informações do governo dos Estados Unidos, Edward Snowden. Assange fez a afirmação sem revelar a identidade do intermediário de contato entre ele e Snowden.

O australiano, refugiado na Embaixada do Equador em Londres de forma a evitar uma extradição para a Suécia, afirmou que não considera apropriado dar mais informações sobre seus vínculos com Snowden.

O fundador do Wikileaks também exigiu que o governo australiano revele se está vinculado ou não aos programas de vigilância secreta das comunicações de milhões de usuários, como fez o Reino Unido.

Ele considerou que muitos de seus compatriotas podem ter sido alvo desta espionagem, o que Assange considera inaceitável sem uma ordem judicial.

– Há pontos de coleta na Austrália? As empresas australianas participaram disto e sua informação foi transmitida aos EUA? Quantos australianos foram interceptados? – questionou Assange.

A revelação de programas de vigilância efetuada pela Agência Nacional de Inteligência (NSA) foi o maior vazamento de documentos americanas desde a fundação do Wikileaks.