Categorias

Justiça do Trabalho no Acre usa WhatsApp para entregar notificações

A Vara do Trabalho da cidade de Plácido de Castro, no Acre, adotou o WhatsApp como forma de enviar notificações para partes ao invés da tradicional carta pelos Correios.

A adoção da tecnologia reduziu custos e agilizou processos nos últimos 15 dias. Nesse período, foram entregues 35 notificações com sucesso, com aviso de recebimento instantâneo.

O custo médio de envio de uma correspondência convencional é de R$6 na região, muito superior ao envio de uma simples mensagem através do aplicativo. A Vara do Trabalho espera fazer uma economia significativa ao final do ano. No ritmo atual de uso, a Justiça do Trabalho deverá economizar mais de 5 mil reais ao ano com a iniciativa.

Mas os ganhos do uso do WhatsApp não se resumem apenas à economia em envio de cartas. Através do método antigo, o tempo médio de comparecimento até a Unidade após uma intimação era de mais de cinco dias. Agora, com o envio instantâneo, essa média foi reduzida para apenas um dia.

Este meio, o WhatsApp, conhecido da imensa maioria das partes, é a forma mais célere de interação entre a Vara do Trabalho e os envolvidos, que confirmam o recebimento das mensagens instantaneamente”, garante o diretor de Secretaria, Washigton da Silva Vilela.