Categorias

Kaspersky Antivirus é acusada de criar malware falso

A Kaspersky Lab, fabricante de um dos serviços de antivírus mais populares no mundo, pode ter criado e usado um malware falso por mais de dez anos para prejudicar seus concorrentes.

Dois ex-funcionários da empresa a acusaram: Aparentemente, o software era benigno, mas a Kaspersky enganava outros softwares antivírus para marcá-lo como infectado.

Segundo a Reuters, o ataque clandestino foi originalmente concebido para punir rivais menores que a Kaspersky sentia que iram “roubar” sua tecnologia.

kaspersky

A Kaspersky teria injetado código de aparência perigosa em pedaços comuns de software e submetido anonimamente os arquivos em agregadores de malware, tais como o VirusTotal.

Quando concorrentes acrescentavam o malware aos seus mecanismos de detecção, eles erroneamente sinalizavam os arquivos originais por causa do código semelhante.

A farsa acabou incluindo grandes rivais como Microsoft, AVG e Avast.

Coincidentemente, em 2010, a Kaspersky Lab denunciou publicamente rivais que estariam copiando seu produto, fazendo upload de arquivos totalmente inofensivos no VirusTotal para mostrar como cegamente seus rivais simplesmente seguiam seu exemplo. Dentro de uma semana e meia, 14 empresas de segurança haviam declarado arquivos inofensivos da Kaspersky como perigosos.

A Kaspersky Lab teria começado esta campanha mais de uma década atrás, com maior movimento entre 2009 e 2013, mas nega veementemente as acusações: “Nossa empresa nunca realizou qualquer campanha secreta para enganar concorrentes a gerarem falsos positivos e danificar a sua posição no mercado”, disse Kaspersky em comunicado à Reuters.

Kaspersky é uma das maiores empresas de antivírus do mundo, com receita anual superior a US$ 700 milhões e mais de 400 milhões de usuários em todo o mundo.