Categorias

Kim Dotcom: “Eu não acho que seus dados estão seguros no Mega”

Em uma sessão de perguntas e respostas, Kim Dotcom, fundador do Megaupload que está sendo processado por pirataria, decidiu explicar o que está acontecendo com o Mega, seu novo site.

Embora o serviço tenha sido recebido por usuários e críticos muito bem, Dotcom teve que abrir mão de seu cargo: Além de batalhas judiciais, ele está se separando de sua esposa, que era dona de suas ações no site.

Durante a sessão de perguntas e respostas, uma pessoa perguntou: “Eu vi algumas críticas de defensores de open source e hackers que o Mega não é de confiança, porque o código não está disponível. Que garantia você poderia dar a alguém de que seus arquivos não podem ser mantidos em segredo enquanto hospedados em sua plataforma? “.

Kim-Dotcom

Dotcom respondeu dizendo que ele “não está envolvido no Mega mais”, e diz que a empresa sofreu de uma “aquisição hostil por um investidor chinês”, que teve suas ações apreendidas pelo governo da Nova Zelândia.

Ele continuou dizendo que “como resultado disso e uma série de outras questões confidenciais, eu não confio no Mega mais. Eu não acho que seus dados estão seguros no Mega.”

Dotcom disse ainda que planeja construir um concorrente do Mega “open source e sem fins lucrativos” no final do ano. Ele planeja criar um modelo de financiamento semelhante ao Wikipedia, por doações.

Defendendo seu lado, o Mega disse que as autoridades “não se opuseram ou interferiram com qualquer das operações” do serviço, nem congelaram ações.

A empresa também garantiu que Kim Dotcom “não estava envolvido na concepção e implementação de tecnologias no Mega” e não realizou qualquer função gerencial desde outubro de 2013, nem recebeu qualquer remuneração ou salário.

Mega foi criado por Dotcom há dois anos como uma alternativa segura e criptografada ao Megaupload. Ele renunciou o cargo de presidente do serviço em 2013.