Categorias

LG anuncia novas telas flexíveis e transparentes

Estamos em 2014 e, embora ainda estejamos longe de ter carros voadores e teletransporte, pelo menos estamos chegando bem perto de ver tablets e televisores que você pode enrolar e carregar em um tubo.

A LG anunciou hoje que está fabricando grandes telas OLED flexíveis e transparentes, abrindo o caminho para a produção comercial dos displays em menos de três anos.

O protótipo de 18 polegadas da LG usa um substrato de poliamida fino que permite um raio de curvatura de até 30R, o que significa que a tela pode ser enrolada em torno de um cilindro com um raio de 3 centímetros sem qualquer efeito negativo sobre sua funcionalidade.

lg-tela-flexivel-trasparente

O protótipo atual é de apenas 1200X810 (HD), mas a LG está confiante de que pode chegar a resolução Ultra HD (4K) em um painel de 60 polegadas em 2017.

Também em 2017, a LG disse que será capaz de criar painéis OLED transparentes com uma taxa de transmissão de 40%, o que significa que 40% da luz vai passar por eles. Em comparação, as telas atuais tem uma taxa de transmissão de apenas 10%, enquanto o novo protótipo da LG possui uma taxa de 30%.

Para resumir, as telas OLED da LG podem ser finas igual papel, fáceis de enrolar em um tubo e semi-transparentes até 2017. Mas o que isso significa para os consumidores?

Tudo dependerá de como a tecnologia evoluirá em outras áreas, como placas de circuitos, processadores, baterias e outros componentes.

A tarefa pode ser mais desafiadora para smartphones e tablets. A fim de tornar os dispositivos verdadeiramente flexíveis, pesquisadores terão descobrir como diminuir drasticamente o tamanho de componentes como baterias e antenas.