A Linden Lab, pioneira na criação de comunidades virtuais, abriu para o público sua plataforma Sansar de Realidade Virtual.
Sansar é o sucessor do Second Life estava, desde Agosto de 2016, em fase experimental fechada para criadores de conteúdo mas agora permite que qualquer um crie seu próprio espaço virtual.
“Sansar democratiza a Realidade Virtual social”, declarou Ebbe Altberg, CEO da Linden Lab. “Até agora, a complexidade e o custo tem limitado quem pode criar e publicar nessa mídia, e Sansar dramaticamente muda isso. Tem sido inspirador ver milhares de criações virtuais que já foram publicadas com Sansar durante nossa prévia limitada, e eu estou ansioso pela explosão de criatividade que nós veremos agora que abrimos as portas no beta”, completou o executivo. Confira o trailer do projeto:
https://www.youtube.com/watch?v=-tdkW64u3YA
Embora não seja ainda o lançamento oficial da plataforma social de criação de conteúdo em Realidade Virtual, é o ponto alto de um projeto que levou quatro anos para ser desenvolvido. A tecnologia é ainda uma fronteira potencial que tem atraído o interesse de gigantes como o Facebook, a Microsoft e o Google e a Linden Lab traz a experiência de desenvolvimento de anos à frente do Second Life para disputar o mercado.
Entretanto, a adoção da Realidade Virtual tem caminhado de forma mais lenta que os entusiastas acreditavam inicialmente e isso tem pairado como uma sombra sobre o futuro da tecnologia. A estagnação tem atingido os planos do Facebook e na semana passada provocou também o fechamento do AltspaceVR, uma plataforma social com finalidade muito similar à do Sansar, que não decolou e viu seu capital evaporar.
A Linden Lab acredita que o problema da Realidade Virtual é falta de conteúdo em quantidade suficiente para atrair o público consumidor. Por isso, a proposta do Sansar não é funcionar apenas como espaço de interação social, mas também como um conjunto de ferramentas de criação simples, práticas e acessíveis, para habilitar qualquer pessoa a se tornar um produtor de conteúdo. A estratégia funcionou inicialmente com o Second Life e a esperança agora é repetir a ascensão súbita da rede social anterior e também alavancar todo o ecossistema junto.