Categorias

Links maliciosos circularam pelo Facebook, no último fim de semana

Links pediam que usuários instalassem softwares

Alguns links maliciosos circularam pelo Facebook no último fim de semana, através de falsos eventos e mensagens particulares em massa. Os links levavam os usuários para páginas que solicitavam a instalação de um software, para a exibição do conteúdo. Caso o usuário desse permissão, instalaria, sem saber, um malware em seu computador.

Um dos links maliciosos vinha em uma mensagem “Meu Deus!! Como alguém tem coragem fazer isso???”, que eram enviadas via inbox para diversos usuários. O Facebook já bloqueou o link, e as mensagens já estão marcadas como spam.

Outra fraude, e que já circula há algum tempo, é o convite para um “evento”, chamado “Saiba quem visitou seu perfil no Facebook”. O evento também traz um link, que redireciona o usuário para um malware.

Estatísticas fornecidas pelo Bitly – serviço de encurtamento de URLs utilizado para disseminar este link malicioso – apontam que 1700 usuários clicaram no link. 25 mil pessoas foram convidadas para o falso evento, que foi retirado do ar hoje.

As pragas instaladas nos computadores através destes links maliciosos, em sua grande maioria, consistiam em extensões para browsers, que se encarregam de espalhar as mensagens com vírus.