Dronecode
Categorias

Linux Foundation lança projeto para criação de plataforma aberta para drones

A Linux Foundation lançou um projeto que tem por objetivo a criação de uma plataforma aberta para drones. O projeto, chamado Dronecode, conta com a participação de diversas grandes empresas, incluindo Intel, Qualcomm e Baidu.

Também faz parte do grupo a 3D Robotics, empresa responsável pela criação e manutenção da plataforma APM, já utilizada em UAVs (Unmanned Aerial Vehicles, ou Veículos Aéreos Não Tripulados – ou seja, os drones).

A 3D Robotics, aliás, é a principal participante, e já está trabalhando em um porte da APM para o Linux, embora não tenhamos a confirmação, por enquanto, se o Dronecode será baseado em Linux, apesar do que podemos pensar inicialmente, devido às organizações envolvidas (principalmente a Linux Foundation).

Dronecode

Tudo leva a crer que sim, porém. Provavelmente o projeto em algum momento passará a utilizar o Linux como base. Entretanto, inicialmente o foco será dado ao conjunto Arduino + NuttX, padrão na APM (veja abaixo).

O Dronecode será aberto, e vale também lembrar que a plataforma da 3D Robotics utiliza o Arduino, um microcontrolador cujo sistema operacional é o opensource NuttX.

Módulo APM da 3D Robotics
Módulo APM da 3D Robotics

Também fazem parte do projeto diversas empresas que trabalham com Veículos Aéreos Não Tripulados, como por exemplo a DroneDeploy, que desenvolve drones para agricultura e construção, e a Squadrone, fabricante de quadricópteros de tamanho reduzido.

O projeto lançado pela Linux Foundation parece ter caído nas graças de muita gente. Mais de 1200 desenvolvedores estão nele trabalhando, sendo que alguns projetos já estão bem movimentados. Algumas organizações já demonstraram interesse e adotaram o sistema, por falar nisso, sendo que uma delas em especial, a PrecisionHawk, possui uma plataforma para UAVs baseada em Linux.

O CEO da 3D Robotics também destacou as vantagens de portar sua própria plataforma para Linux. Desenvolvedores, a partir daí, contarão com uma série de benefícios, como por exemplo servidores web confiáveis, aplicativos, possibilidade de desenvolver scripts em Python e tecnologias de processamento de imagem avançadas.

3D Robotics - APM - Screenshot
Screenshot do software APM, da 3D Robotics

O Projeto Dronecode contará com uma estrutura de administração que permitirá que desenvolvedores e outros participantes influenciem e participem ativamente do desenvolvimento da plataforma. A Linux Foundation, por sua vez, tem em mente incluir no projeto não somente aplicativos comerciais, mas também alguns ligados a pesquisa ambiental e conservação da vida selvagem, dentre outros.

A Linux Foundation é reconhecida por sua capacidade de obter apoio e promover o trabalho de projetos opensource importantes. O Projeto Dronecode vai se beneficiar desta experiência e trazer recursos importantes para desenvolvedores trabalhando com tecnologia de drones“, disse Chris Anderson, CEO e fundador da 3D Robotics.

O Dronecode vai promover (além de reunir) o desenvolvimento de projetos e tecnologias diversos ligados ao universo dos drones, tudo isto como parte de uma plataforma aberta. O conhecimento também será compartilhado, e tudo isto é bem interessante, uma vez que os drones estão cada vez mais em alta, digamos.

O fato de estarmos também falando a respeito de plataformas e aplicativos de código aberto torna tudo mais promissor ainda, uma vez que, pelo menos a princípio, não existem limites no tocante ao que pode ser desenvolvido, compartilhado e reaproveitado. Sistemas operacionais para drones, sistemas para controle de tráfego aéreo: o que mais está por vir?