Categorias

Magnatas da tecnologia se encontram para reunião secreta nos Estados Unidos

Se você nunca ouviu falar do American Enterprise Institute (AEI), tudo bem. A organização é discreta e suas reuniões anuais sempre são secretas, mas supostamente contam com a presença de grandes nomes da indústria, da política e da tecnologia.

O Fórum Mundial desse ano pode ter tido entre seus convidados as figuras de Tim Cook, CEO da Apple, o bilionário da tecnologia e visionário Elon Musk, além de um dos fundadores do Google, Larry Page.

O trio teria se reunido em uma ilha privada na costa dos Estados Unidos durante este final de semana, juntamente com senadores do Partido Republicano, membros do partido e outros bilionários. Embora esses encontros sejam sigilosos e a presença de nenhum de seus participantes seja oficialmente confirmada, o evento deste ano teria sido testemunhado pelo comentarista político Bill Kristol, do jornal Huffington Post.

Kristol confirma que Cook, Musk e Page estavam presentes e alega que o tema principal da reunião da AEI deste ano foi o crescimento assombroso de Donald Trump como um dos favoritos para ser o indicado à concorrer à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano. É sabido que a própria cúpula do partido não vê a ascensão de Trump com bons olhos e estaria planejando uma forma de impedir sua nomeação.

Entretanto, ainda de acordo com o jornal, também teria havido um embate verbal entre Tim Cook e o Senador americano Tom Cotton a respeito da crise entre a Apple e o FBI. Fontes afirmam que Cotton teria sido bastante “áspero” com Cook sobre a questão da encriptação dos iPhones, o que teria deixado os participantes do evento “um pouco desconfortáveis”.

Segundo a porta-voz da AEI, Judy Stecker, o evento aconteceu, mas é “privado e sem registros, portanto nós não podemos comentar além disso sobre o seu conteúdo ou os participantes”. Oficialmente, os encontros anuais são “uma reunião informal de pensadores com liderança de todos os espectros ideológicos para debater os desafios que os Estados Unidos e o mundo livre encaram no campos da economia, segurança e bem-estar social”.