Categorias

Maioria absoluta de aplicativos de VPN para Android são inseguros

Quem usa uma VPN no seu dispositivo Android para aumentar sua segurança ou privacidade pode muito bem estar sendo iludido: a maioria dos aplicativos gratuitos disponíveis são inseguros.

Essa é a conclusão de um estudo conduzido pelas universidades norte-americanas da California, Berkley e CSIRO em conjunto com a instituição australiana federal Narseo Vallina-Rodriguez, em parceria com pesquisadores de segurança.

Foram analisados os 300 aplicativos gratuitos mais populares disponíveis na plataforma e a conclusão é estarrecedora: 84% deles vazam dados de conexão que podem ser interceptados e aproveitados por cibercriminosos interessados em coleta da informação. Ainda pior: o levantamento também aponta que 38% dos aplicativos na verdade continham algum tipo de malware ou malvertising e 18% deles não possuíam qualquer tipo de encriptação da conexão, sendo, portanto, completamente inúteis para o que se propõe.

No caso dos aplicativos Neopard, DashVPN e DashNet, a situação consegue ser ainda mais grave uma vez que foi constatado que eles foram criados de forma a facilitar que seus operadores interceptem o tráfego entre os usuários e os servidores acessados. Seus desenvolvedores se defenderam da suspeita justificando que o recurso não é utilizado para espionagem, mas para agilizar as conexões.

“Para mim, o fato chocante é que as pessoas confiam nesse tipo de tecnologia”, afirmou Vallina-Rodriguez, um dos analistas de segurança envolvidos na pesquisa. O relatório com a lista dos aplicativos de VPN estudados está disponível online (PDF).