Categorias

Mais de 280 mil pessoas pediram ao Google exclusão de informações pessoais no último ano

O Google recebeu 282.407 pedidos de remoção de informação pessoal desde que a União Tribunal Europeia aprovou a controversa lei do “direito de ser esquecido”, em maio de 2014.

Além das 200 mil pessoas pedindo para serem removidas de determinados sites, estatísticas do “direito de ser esquecido” mostram que foram feitos pedidos para que 1.027.207 de páginas na web fossem retiradas da pesquisa do Google.

Cerca de 41% das solicitações foram bem-sucedidas, com 359,803 mil páginas sendo excluídas.

google-direito-de-ser-esquecido-numeros1

Os sites com mais pedidos foram Facebook, Badoo, Youtube, Twitter e outros:

google-direito-de-ser-esquecido-numeros

O direito de ser esquecido é uma legislação destinada a permitir que pessoas tenham seus nomes removidos de páginas da web que contenham indicações falsas, enganosas ou desatualizadas sobre elas.

Desde que a novidade foi revelada, muitos expressaram preocupação com a elevada taxa de sucesso dos pedidos.

O jornal do Reino Unido Daily Mail foi um dos maiores críticos alegando que alguns pedidos são de “assassinos, estupradores e terroristas que querem esconder um passado penal”.

Mas o Google garante que isso não é possível e, na verdade, vai contra as regras da lei: “[O Google] avaliar se há ou não um interesse público as informações restantes em nossos resultados de pesquisa – por exemplo, se refere a fraudes financeiras, negligência profissional, condenações penais ou conduta pública como um oficial do governo (eleito ou não eleito)”, diz a empresa.

Relatório de transparência do Google