Categorias

Máquina em shopping vende seguidores e curtidas de Instagram na Rússia

Que existe um mercado negro de seguidores e curtidas em redes sociais todo mundo já sabe. Mas institucionalizado a ponto de possuir máquina automaticamente vendendo no meio de um shopping center?

Parece cena de uma comédia de ficção-científica, mas é uma realidade flagrada no interior de um shopping center em Moscou, na Rússia.

A foto foi tirada pelo jornalista Vasily Sonkin e já está circulando pela internet. A máquina é legal e fabricada pela empresa russa Snatap e oferece a comodidade de se comprar seguidores e curtidas para o Instagram e a VK, a maior rede social do país. Pelo equivalente a 5 reais, é possível adquirir cem seguidores para qualquer conta do Instagram. A máquina também permite a impressão de fotos da conta do usuário, mas essa dificilmente é sua finalidade principal.

Obviamente, esse tipo de operação é sustentada por contas-fantasmas e robôs. E não é exclusividade da Snatap. Um dos nomes mais conhecidos na Rússia nesse tipo de serviço é a Rantic e seus preços podem ser considerados imbatíveis: cem seguidores de Instagram “de alta qualidade” podem ser comprados por cerca de três reais e o preço só diminuiu para lotes maiores.

Mas a comodidade é a chave do negócio e a Snatap se gaba de estar presente em shopping centers de nove cidades na Rússia, além de ter um quiosque também em Praga, na República Checa.