Categorias

Máquina virtual leva apps do Android para outras plataformas


A Myriad anunciou uma nova forma de ter aplicativos nativos do Android rodando em outros aparelhos. Com o Alien Dalvik, os donos de outros dispositivos poderão rodar aplicativos nativos do sistema operacional da Google em seus aparelhos.

O site Mobile Crunch destaca que o Alien Dalvik não é um Android que foi portado para outra plataforma, mas sim uma espécie de máquina virtual para os dispositivos móveis – algo que já é bastante útil em computadores. Por enquanto, a máquina virtual da Myriad está disponível apenas para o sistema Maemo, que roda no N900, da Nokia, mas, em breve, estará também em outra distribuição Linux, a MeeGo, além de outras plataformas ainda não anunciadas. Assim, aplicativos do Google como Maps, Sky, Talk ou o Goggles poderão executá-la nativamente, sem qualquer alteração.

Bill Ray, do site The Register, vai além e afirma que, com a chegada do Alien Dalvik para o MeeGo, em breve nada impedirá que aplicativos Android rodem em qualquer dispositivo – com exceção a eventuais bloqueios da Apple, comenta o Ray. Assim, os desenvolvedores não teriam muitos motivos para criar aplicativos para outras plataformas que não a da Google, na visão do repórter.

Outras formas de “ter um Android sem realmente ter um Android” também estão sendo desenvolvidas, como em dual boot no iPhone e no iPod Touch (goo.gl/m0mAX) ou mesmo como sistema operacional único do N900 da Nokia (goo.gl/GsQEg). O Alien Dalvik talvez seja uma forma menos agressiva para quem ainda não está disposto a alterar ou mexer no sistema do seu smartphone.

Com informações de Terra.