O doodle do Google nessa sexta-feira (16) está comemorando o 296º aniversário da matemática e filósofa italiana Maria Gaetana Agnesi.
Agnesi, nascida em 16 de Maio de 1718, foi a primeira mulher na Europa a obter o reconhecimento como matemática, em um momento em que a maioria dos europeus não entendiam o valor da educação para as mulheres.
Criada em uma família rica e letrada, ela foi reconhecida como uma criança prodígio e se interessou por matemática. Em seu 11º aniversário, Agnesi já tinha dominado sete línguas, incluindo francês, hebraico e grego. Ela também é creditada como sendo a escritora do primeiro livro discutindo tanto o cálculo diferencial quanto integral.
Os usos das descobertas de Agnesi só foram plenamente reconhecidas no final do século 20 e início do século 21, por físicos e matemáticos que trabalham com raios-x , linhas ópticas e circuitos elétricos.
Após a morte de seu pai, ela aparentemente perdeu todo o interesse em trabalhos científicos e dedicou as últimas quatro décadas de sua vida a estudar teologia e fazer trabalhos de caridade.
Maria faleceu em um asilo no dia 9 de janeiro de 1799, depois de ter passado toda a sua riqueza para obras de caridade.