Categorias

Marinha americana gasta milhões para manter Windows XP vivo

Enquanto o Exército dos Estados Unidos já pensa em motos voadoras, a Marinha ainda precisa arrastar 100 mil computadores que dependem do Windows XP.

O Space and Naval Warfare Systems Command, que controla todos os sistemas de comunicação da Marinha, acabou de assinar um contrato milionário com a Microsoft para estender o suporte do sistema operacional. Até 2017, podem ser gastos mais de 30 milhões de dólares.

O Windows XP foi descontinuado em 2014 e, na teoria, não deveria mais receber correções de segurança e atualizações. Mas a Microsoft deixou um canal aberto para que clientes privados que ainda usam o sistema possam pagar por suporte estendido.

O valor pago pela Marinha abrange Windows XP, Office 2003, Exchange 2003 e Windows Server 2003. De todos esses softwares, apenas o Windows Server 2003 ainda não foi considerado obsoleto pela Microsoft. Mas mesmo esse entrará para a lista de programas descartados a partir de 14 de Julho.

Segundo Steven Davis, porta-voz do Space and Naval Warfare Systems Command, “a Marinha depende de um número de aplicações legadas e programas que são interligados a produtos Windows legados. Até que essas aplicações e programas sejam modernizados ou descartados, esta continuidade dos serviços é fundamental para manter a eficiência operacional”.

A Marinha americana começou o processo de migração de sistemas em 2013, mas ainda há cerca de 100 mil estações de trabalho rodando sistemas descontinuados. Por razões de segurança, não foram fornecidos mais detalhes sobre quais sistemas ainda dependem do Windows XP e outros produtos ultrapassados da Microsoft .