Categorias

Mark Zuckerberg e esposa irão doar 99% de suas ações do Facebook

Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, e sua esposa Priscilla Chan anunciaram na noite de terça-feira que irão doar para uma fundação de caridade 99% de todas as ações do Facebook que possuem.

O gesto é uma celebração do nascimento da primeira filha do casal, Max. Em uma carta emocionada à filha, eles desejam que ela cresça em um mundo melhor e afirmam estarem dispostos a conseguir isso.

O valor da doação, pela cotação atual das ações do Facebook na Bolsa de Valores, ultrapassa 45 bilhões de dólares. O dinheiro será investido a longo prazo em uma fundação batizada de Chan Zuckerberg Initiative. Por enquanto, o casal não pretende abrir mão do controle acionário do Facebook, então a doação de 99% das ações não acontecerá agora. Inicialmente, serão realizadas três doações anuais de 1 bilhão de dólares para o projeto.

O casal acredita ter “uma responsabilidade moral para todas as crianças da próxima geração”. As metas da Chan Zuckerberg Initiative são avançar o potencial humano e promover a igualdade. E convocar outros para a luta: “nossa sociedade tem a obrigação de investir agora para aprimorar as vidas daqueles que estão chegando nesse mundo, não apenas daqueles que já estão aqui”.