Categorias

Mark Zuckerberg ultrapassa Bill Gates em doações para a caridade

Segundo dados da Chronicle of Philanthropy, Mark Zuckerberg e sua esposa Priscilla Chan foram os americanos que mais contribuíram para a caridade em 2013, passando a frente do casal Bill e Melinda Gates.

Em dezembro do ano passado, o casal fez uma doação de 18 milhões de ações do Facebook para uma instituição sem fins lucrativos, a Silicon Valley Community Foundation. Os papéis convertidos pelo valor de mercado somam cerca de 970 milhões de dólares. Esta foi a maior contribuição individual para a caridade registrada em 2013.

O segundo e o terceiro lugar do ranking ficaram respectivamente com George Mitchell, magnata da exploração de gás natural falecido em Julho, mas que doou 750 milhões de dólares para um fundação em seu testamento, e Phil Knight, fundador da Nike, e sua esposa Penelope, com 500 milhões de dólares doados para pesquisas contra o câncer.

Zuckerberg e Chan também são o casal mais jovem a entrar no ranking dos 50 maiores filantropos. O executivo e fundador do Facebook e sua esposa, tem ambos menos de 30 anos.

Bill e Melinda Gates doaram 181 milhões de dólares para sua fundação no ano passado, mas não foram incluídos na lista. Pelos critérios adotados pela Chronicle of Philanthropy, a doação do casal Gates estaria incluída em um compromisso de 3.3 bilhões de dólares firmado em 2004.