Categorias

Mastercard testa cartão de crédito que autentica usando a digital

Senhas podem se tornar coisa do passado com o novo cartão de crédito da Mastercard que usa sua impressão digital para autenticação.

O cartão com chip biométrico já está em fase de testes na África do Sul e a empresa planeja expandir a avaliação da tecnologia também para a Europa e para partes da Ásia.

“Consumidores estão exponencialmente experimentando a conveniência e a segurança da biometria”, explica Ajay Bhalla, Presidente da divisão de Segurança e Risco Corporativo da Mastercard. “Seja desbloqueando um smartphone ou comprando online, a impressão digital está ajudando a entregar uma conveniência e uma segurança adicional. Não é algo que pode ser tomado ou replicado e irá ajudar os portadores de cartões a seguir com suas vidas sabendo que seus pagamentos estão protegidos”, acrescentou o executivo.

mastercard-biometria

O cartão especial possui uma área que faz a leitura da digital do usuário e mesmo assim tem a mesma espessura de um cartão convencional. O novo modelo dispensa o uso de máquinas especiais, sendo compatível com qualquer leitor com suporte a chip já existente no mercado, o que irá facilitar sua adoção em larga escala no futuro. O usuário apenas precisa introduzir o cartão no leitor enquanto mantém o dedo sobre a área da biometria para que a transação seja aprovada e sem que o usuário perca o contato físico com o cartão em momento algum.