Categorias

MC Soffia mostra que programação também é assunto de criança

Soffia Correia, de apenas 12 anos, já tem nome e fama: MC Soffia, como é mais conhecida, foi um dos artistas que se apresentaram durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Agora, a jovem paulista vai encarar um desafio bem mais tranquilo: aprender uma linguagem de programação ao vivo nessa sexta-feira, às 15h30.

Com o objetivo de impulsionar a transformação digital no Brasil e no mundo, a Microsoft está promovendo nesta semana a iniciativa #EuPossoProgramar, visando facilitar o acesso de crianças e adolescentes à aprendizagem e lógica de computação, especialmente em comunidades desfavorecidas. Para aproximar o público jovem da linguagem da programação, haverá uma transmissão ao vivo na fanpage da cantora MC Soffia.

mc-soffia

O evento acontece em parceria com o Programaê!, representante da Hora do Código no país. MC Soffia, embaixadora do movimento e porta-voz do empoderamento das meninas negras, estará acompanhada do professor Francisco Isidro Massetto, curador de conteúdo do Programaê! e mestre em ciência da computação.

Durante o bate-papo, Soffia e Isidro pretendem mostrar que programar é fácil. Para isso, farão uso da programação em blocos usada na versão do sucesso Minecraft desenvolvida especialmente pela Microsoft para a Hora do Código. Para cumprir os objetivos do jogo é necessário planejar os movimentos dos personagens com cuidado.

“No começo é fácil, mas os desafios vão ficando mais difíceis e é preciso repetir algumas vezes até acertar. É bem divertido!”, diz a cantora. “A programação em blocos exige concentração e estimula a criatividade e o raciocínio lógico, já que as ações precisam ser planejadas com antecedência”, completa Isidro.