Categorias

McAfee aponta crescimento na circulação de malwares nas redes sociais

Malwares vem se proliferando pelas redes sociais
A McAfee indicou ontem que houve um aumento na circulação de malwares desenvolvidos para roubar senhas de redes sociais, como o Twitter e o Facebook.

Segundo a empresa, houve um “aumento significativo” de um vírus conhecido como “Koobface”, e um aumento de mensagens indesejadas nos três primeiros meses de 2013. De acordo com o relatório trimestral de ameaças virtuais da McAfee, variedades do Koobface, inseridas em um jogo de ortografia no Facebook, praticamente triplicaram no primeiro trimestre de 2013, em relação ao último trimestre do ano passado.

O Koobface é um malware projetado para utilizar mensagens para enganar os amigos dos usuários, para que estes instalem códigos maliciosos em seus computadores, através dos quais os invasores irão obter dados.

Essa ação do Koobface se soma a um grande aumento no número e na complexidade dos ataques para roubar dados que os invasores podem utilizar em benefício próprio, sobretudo no setor financeiro, segundo a McAfee.

– Os criminosos cibernéticos se deram conta de que as informações pessoais e empresariais são a moeda de sua economia hacker. A ressurreição do Koobface nos lembra que as redes sociais continuam sendo uma oportunidade importante para interceptar informações pessoais – afirmou o vice-presidente da McAfee Labs, Vincent Weafer.