Categorias

Jornalista e ex-membro do grupo Anonymous é sentenciado a 63 meses na cadeia

Depois de passar por uma gigantesca batalha legal, o jornalista e ex-Anonymous, Barret Brown, finalmente recebeu uma sentença por compartilhar links contendo materiais hackeados: Brown foi condenado a 63 meses de prisão por um juiz federal dos EUA.

Apoiadores de Brown em toda a web esperavam que ele sairia livre do processo por já ter cumprido 31 meses de serviço. Mas o homem, que já foi considerado uma espécie de porta-voz do movimento Anonymous, terá de enfrentar mais de duas vezes essa sentença. O juiz também ordenou que ele pague mais de 890 mil dólares em restituição e multas.

A equipe jurídica de Brown comentou sobre as acusações: “Isso se resume a fazer upload de vídeos no YouTube que continham declarações infelizes, esforços para redigir e-mails sensíveis que haviam sido adquiridos por hackers e laptops escondidos em um armário de cozinha”.

Em setembro de 2012, Brown chamou a atenção das autoridades quando compartilhou um link para um canal onde membros do Anonymous estavam distribuindo informações roubadas, incluindo detalhes de cartões de crédito. Ele foi preso pelo FBI por supostamente ameaçar um agente federal em um vídeo postado no YouTube.

Em determinado ponto, Brown estava enfrentando uma possível sentença combinada de mais de 100 anos. Mas, após um acordo judicial ser feito, os promotores retiraram várias acusações e cortaram a sentença.