Categorias

Mercado Livre vai investir 10 milhões de dólares em novas startups

O Mercado Livre anunciou que irá investir 10 milhões de dólares ao longo do ano em novas startups nos 16 países onde atua em sua segunda rodada de investimentos desde 2014.

Batizado de MeLi Fund, o processo é uma convocação para empresas com propostas inovadoras conseguirem captar recursos do Mercado Livre. As inscrições serão globais e estarão abertas a partir de 25 de Janeiro na página oficial.

Segundo o diretor geral do Mercado Livre no Brasil, Helisson Lemos, para se cadastrar é preciso estar no chamado “estágio inicial do negócio”. E explicou o objetivo do MeLi Fund em entrevista para o jornal Estado de São Paulo: “selecionamos empreendedores que tenham ideias que possam beneficiar o ecossistema em torno da nossa plataforma”.

A plataforma do Mercado Livre se tornou aberta para desenvolvedores em 2014, quando aconteceu a primeira rodada de investimentos do MeLi Fund e diversas startups foram beneficiadas. Entre elas, cinco empresas brasileiras receberam aporte de capital do Mercado Livre.

Para Cyllas Elia, CEO da 00K, uma das empresas beneficiadas na primeira rodada do MeLi Fund, o investimento caiu do céu: “nós triplicamos o faturamento e quadruplicamos a quantidade de clientes”. Já André Fuhrman, fundador da Third Level, outra das startups brasileiras contempladas em 2014, garante que o sistema abriu portas e que “o Mercado Livre deu peso para nosso negócio e sinalizou ao mercado que ele é consistente”.

O processo de seleção é rigoroso e as empresas que se candidatarem serão avaliadas por uma banca de executivos de diversas unidades do Mercado Livre. Os que passarem na primeira etapa ainda terão que “vender” sua ideia em uma reunião de cinco minutos com a banca. Por enquanto, não há datas marcadas para os resultados da convocação.