Categorias

Mercedes-Benz apresenta van que funciona como base para mini-veículos

O futuro da entrega de produtos será bem diferente: a Mercedes-Benz apresentou uma van que funciona como “base de lançamento” de mini-veículos controlados remotamente.

A “nave-mãe” apelidada de “Robovan”, na verdade, é pilotada por um motorista humano que desloca a base rapidamente para qualquer região e despacha os oito robôs guardados em seu interior.

A iniciativa em fase experimental partiu da startup Starship Technologies, que pretende revolucionar os serviços de entrega com entregadores autônomos. Ela encomendou à Mercedes-Benz uma versão customizada de uma Sprinter, para fazer a maior parte do trajeto entre a origem da entrega e os destinatários, para otimizar o serviço. Um algoritmo determina a melhor rota para a Robovan e, por enquanto, os mini-veículos que são dotados de múltiplos sensores de navegação ainda são controlados manualmente, mas a meta é dar total autonomia para eles. Confira o vídeo:

A estimativa da Starship é que o sistema permita realizar até 400 entregas em um turno de trabalho de nove horas. Segundo o COO Allan Martinson, os robôs tem um raio de alcance limitado a duas ou três milhas, então, “para conseguir entregar produtos e pacotes de e-commerce para uma área, você ainda precisa de vans e esse é o melhor método de entrega para as primeiras 10 milhas do centro de distribuição. Juntando vans com robôs nós conseguimos o melhor de ambos os mundos, nós conseguimos uma entrega eficiente”.