Categorias

Mercedes-Benz faz teste bem-sucedido com ônibus autônomo

A Mercedes-Benz deu mais um passo para o futuro e realizou um teste bem-sucedido com um ônibus autônomo nessa semana.

O Future Bus concluiu uma viagem de mais de 20 quilômetros por uma rota pré-programada na Holanda, sem que o piloto humano, obrigatório por lei, precisasse intervir na direção.

O veículo foi do aeroporto de Schiphol, em Amsterdam, até a cidade de Haarlem, cruzando avenidas, túneis, curvas, sinais de trânsito e outros desafios típicos de um trânsito em condições reais. Sendo um ônibus, o veículo também reconheceu todas os pontos e parou para o embarque e desembarque de passageiros normalmente. O Future Bus também foi programado para oferecer uma viagem suave, sem freadas bruscas ou acelerações abruptas e obteve uma velocidade máxima de 70 km/h.

Confira o vídeo da iniciativa:

O projeto utiliza a mesma tecnologia dos caminhões autônomos desenvolvidos pela empresa em conjunto com outros fabricantes, mas com adaptações para o transporte de passageiros, e ganho o nome de CityPliot. Segundo o comunicado da empresa, o sistema “é capaz de reconhecer sinais de trânsito, se comunicar com eles e negociar com segurança cruzamentos controlados por eles. Ele também pode reconhecer obstáculos, especialmente pedestres na estrada, e frear automaticamente”.