Categorias

Microsoft anuncia a próxima grande atualização do Windows 10

A Microsoft ainda nem terminou a distribuição da Atualização para Criadores do Windows 10 e já anunciou a próxima grande mudança do seu sistema operacional.

Com o nome de Fall Creators Update, a segunda grande atualização programada para esse ano foi revelada durante o evento Build 2017, para desenvolvedores.

A próxima grande mudança do Windows 10 está prevista para chegar aos usuários no final desse ano e trará muitas funcionalidades inéditas, dando continuidade à estratégia da Microsoft de transformar a atual versão do Windows não apenas na versão definitiva como também em um serviço, com atualizações pontuais ao longo dos anos. Terry Myerson, Vice-Presidente Executivo para o Grupo de Windows e Dispositivos da Microsoft apresentou algumas das novidades pessoalmente nessa quinta-feira no palco da Build 2017.

Um dos novos recursos é uma versão turbinada do antigo Windows Movie Maker, chamado de Story Remix, que utiliza o poder do Windows Graph para gerar histórias multimídia que combinam fotos, trilha sonora e vídeos com objetos em 3D e criações produzidas com o Windows Ink. Story Remix irá contar com uma API que permitirá a integração com plugins e aplicativos desenvolvidos por terceiros assim como funcionalidades de Realidade Ampliada e reconhecimento de elementos por algoritmo. O resultado final impressiona:

Mas a Fall Creators Update irá trazer também outras funcionalidades de peso ao Windows 10. Uma delas foi chamada de Timeline e permite que o usuário veja um recorte do tempo de um intervalo do passado e possa recuperar imediatamente arquivos, programas abertos e páginas visitas como se elas nunca tivessem sido fechadas. A Microsoft garante que o recurso ainda irá contar com um sistema de busca para recuperar o momento exato de uma atividade, sem que você precise se lembrar exatamente quando ela aconteceu.

Embora a novidade seja focada no ambiente profissional, ela deve levantar alguma polêmica na questão da privacidade. Assim como o novo Pick Up Where You Left Off, que permite uma integração jamais vista entre dispositivos móveis e o PC. Usando o poder de Cortana, um usuário poderá se desconectar de um dispositivo e se autenticar em outro e automaticamente ver abertos no outro aparelho seus documentos e páginas no ponto em que deixou na plataforma anterior.

Clipboard oferece uma solução similar, que anteriormente só estava disponível através de programas terceirizados: uma Área de Transferência compartilhada entre dispositivos. Isso significa que você pode copiar um fragmento de texto, um arquivo ou qualquer outro elemento em um dispositivo móvel e colá-lo diretamente no seu desktop usando apenas o Windows 10. Novamente, esse nível de interoperabilidade entre as plataformas será permitida pelo uso de Cortana, entre PCs, aparelhos Android e dispositivos iOS.

O OneDrive Files on Demand promete revolucionar a forma como você usa seus arquivos na nuvem, ao mesmo tempo que possibilita as funcionalidades acima. Com a Fall Creators Update será possível abrir um documento armazenado no OneDrive diretamente a partir da nuvem, sem que nada precise ser armazenado localmente. A Microsoft garante que, dessa forma, seja possível utilizar os arquivos on demand, independente da plataforma utilizada e sem ocupar espaço no dispositivo.

Por último, a empresa revelou também o Microsoft Fluent Design System, uma mudança de paradigma no padrão de design até então adotado para o Windows 10. O objetivo é fornecer um padrão universal que atenda criadores de aplicativos e designers que trabalhem com o ecossistema Windows, independente de plataforma.