Nokia 130
Categorias

Microsoft anuncia Nokia 130, feature phone de 25 dólares

Os feature phones são dispositivos intermediários entre os smartphones e os celulares comuns. Eles contam com alguns recursos a mais que estes últimos, mas estão longe do poder e da flexibilidade da grande maioria dos smartphones. Os celulares comuns, tradicionais, são mais focados na realização e no recebimento de chamadas. Já os feature phones podem contar com algumas funcionalidades a mais, como por exemplo acesso à internet, instalação de aplicativos (porém com sérias limitações), etc.

E a Microsoft anunciou um novo feature phone Nokia, o qual talvez seja bastante atraente para muitas pessoas, principalmente devido ao preço: apenas US$ 25,00 (cerca de 57 Reais, considerando-se a cotação de hoje). O Nokia 130, vale lembrar, não roda Windows Phone, e sim o sistema operacional Series 30 (S30), geralmente utilizado nos chamados modelos de entrada (como é o caso). A empresa afirma que o aparelho é o “celular com player de vídeo e música mais acessível“.

Existe uma limitação bem séria no equipamento, entretanto: ele não conta com internet. Por outro lado, quem adquiri-lo contará com entrada para cartões micro SD, rádio FM e possibilidade de ouvir MP3s. Como geralmente ocorre nestes casos, a ausência de alguns recursos acaba resultando em outros benefícios, como por exemplo autonomia de até 46 horas para música, 16 para vídeo e 13 para conversação (segundo a MS). Um display colorido bem básico “fecha” o conjunto, valendo também lembrar que existem versões com suporte a 1 ou 2 cartões SIM.

Nokia 130

Em uma entrevista ao Re/Code, o vice-presidente da unidade de telefonia da Microsoft, Jo Harlow, disse o seguinte, em relação à continuidade dos modelos de entrada da Nokia e ao fato de que estes aparelhos podem funcionar como uma “ponte” para trazer novos usuários ao ecossistema Microsoft (neste caso, smartphones com Windows Phone).

A Microsoft não tem qualquer outro projeto que pode atingir esses consumidores“.

O Nokia 130 será lançado ainda durante este trimestre, mas não se sabe ainda em quais locais (espera-se que ele seja lançado em regiões como por exemplo América Latina, África, Sul da Ásia e Leste Europeu).

É claro que um celular como este não desperta interesse algum em alguém já acostumado com iPhones, smartphones Android e Windows 8, ou até mesmo a usuários de outros feature phones com alguns recursos a mais, como por exemplo os da série Asha com acesso a internet.

Por outro lado, o preço baixo (pelo menos lá fora) agrada bastante, claro, e aqui pode estar um dos “ganchos” para cativar os usuários que, então, com algum tempo de uso, sentirão necessidade de algo mais poderoso.

Dê uma olhada no trailer do Nokia 130: