Muita gente com certeza ficou bastante triste com o atraso da Cortana no Windows 10, pelo menos no Brasil. No entanto, temos boas notícias: a Microsoft anunciou que a assistente virtual chegará ao Windows 10 em português do Brasil, através do programa Windows Insider, até o final de 2015.
De acordo com um post de Marcus Ash, da Microsoft, no blog do Windows, a assistente virtual chegará no próximo dia 29 de Julho juntamente com o novo sistema operacional nos seguintes locais: Estados Unidos, Reino Unido, China, França, Itália, Alemanha e Espanha.
O mesmo post também confirma outras datas e países. Ao longo dos próximos meses, a Cortana será disponibilizada através do programa Windows Insider a clientes do Japão, da Austrália, do Canadá e da Índia (em inglês).
E, finalmente, a parte que realmente nos interessa: a assistente virtual chegará ao Brasil, ao México e em francês ao Canadá, até o final de 2015 (também através do programa Windows Insider).
Marcus Ash também lembrou que a Microsoft aborda cada mercado de maneira diferente, inclusive levantando questões que envolvem quais elementos seriam mais importantes em uma assistente virtual naquele mercado em específico. Esta pesquisa leva então à criação de equipes locais compostas por editores, programadores, escritores e dubladores.
Cada uma das “personalidades” da Cortana também leva em conta, segundo a Microsoft, detalhes a respeito das culturas locais, apesar de permanecerem fieis a alguns princípios básicos e universais. Assim, em todos os locais, ela sempre será “positiva, confiante, inteligente e transparente“. A empresa parece ter também um cuidado todo especial com os dubladores utilizados. Na China, por exemplo, a voz teria que soar como se estivesse sorrindo.
“Estamos emocionados para compartilhar esta última expansão com você, e o convidamos a experimentar como a Cortana abraça a missão de ser uma assistente digital verdadeiramente pessoal em diferentes partes do mundo.
O nosso objetivo com a Cortana é entregar uma assistente culturalmente relevante, acessível e útil, como parte de uma grande experiência em dispositivos com Windows 10“, disse Marcus Ash.
Então vamos aguardar pelo Windows 10 e pela Cortana, em bom e velho português do Brasil.