Categorias

Microsoft apresenta projeto contra a Zika

A divisão de pesquisas da Microsoft apresentou um projeto contra a Zika e doenças similares transmitidas por insetos.

Batizada de Projeto Premonition, a iniciativa é um sistema de alerta que detecta surtos de doença como a Zika, antes que elas se tornem um problema para a sociedade.

Os pesquisadores criaram um protótipo de uma armadilha que captura mosquitos e insetos em áreas afastadas dos grandes centros. Depois, usarão os últimos avanços em biologia molecular e aprendizado de máquina para fazer a análise do que foi coletado e detectar sinais de que uma possível nova doença e potencialmente perigosa está começando a aparecer.

A equipe do Projeto Premonition também trabalha para encontrar formas de utilizar drones equipados com tecnologia de visão computacional para transportar e posicionar suas novas armadilhas para procurar por áreas em que mosquitos que podem estar carregando doenças estejam se reunindo. O objetivo é ajudar a rastrear o avanço do Zika vírus e de outros males, combatendo a sua propagação.

Segundo o comunicado oficial, “para juntar todas essas informações, as armadilhas são equipadas com dois pequenos microprocessadores alimentados por baterias, reunindo dados que, em seguida, pode ser baixados por Wi-Fi e enviados para a nuvem”. Ethan Jackson, pesquisador da Microsoft que lidera o Projeto Premonition, explica a finalidade do projeto: “teremos uma infinidade de dados que nunca conseguimos antes sobre o comportamento dos insetos”.