Categorias

Microsoft atrasa a Patch Tuesday de Fevereiro

Pelo que parece ser a primeira vez em sua História, desde a implementação da segunda terça-feira do mês como a data da publicação de atualizações de segurança, em 2003, a Microsoft está atrasando a Patch Tuesday.

As correções do Windows e outros produtos da Microsoft que deveriam ter sido publicadas ontem não entraram no ar devido a complicações de último minuto e não há previsão de publicação.

“Nossa maior prioridade é oferecer a melhor experiência possível para os consumidores em manter e proteger seus sistemas. Esse mês, nós descobrimos uma questão de último minuto que poderia impactar alguns usuários e não foi resolvida a tempo para nossas atualizações planejadas para hoje”, explicou a Microsoft em um comunicado oficial nessa terça-feira. “Após considerar todas as opções, nós tomamos a decisão de atrasar as atualizações desse mês”, completou.

A empresa também pediu desculpas pelo incidente, que certamente irá causar transtornos para administradores de sistemas que se programam para distribuir as correções para múltiplas máquinas em grandes empresas. Mas a Microsoft não ofereceu mais explicações sobre os motivos que levaram a esse adiamento, nem tampouco uma previsão de quando a Patch Tuesday irá acontecer.

O atraso acontece em um momento complicado para os usuários de produtos Microsoft: uma vulnerabilidade na forma como o Windows lida com tráfego SMB foi detectada e já há códigos maliciosos capazes de explorar essa falha em circulação. Especialistas de segurança estavam esperançosos de que a Patch Tuesday corrigiria o problema e ajudar a reduzir o seu alcance.